O projeto

Somos um projeto que nasce da literatura e se desdobra para além das páginas de um livro. Através de uma felina apaixonante, levamos às escolas um universo de encantamento, no qual se entrelaçam leitura, língua italiana e educação ambiental.

Nossa história

Uma professora de Letras Italiano buscava alternativas para incentivar as crianças de Santa Catarina a aprender a língua italiana e a experimentar o prazer da leitura. Uma bióloga se dedicava à sensibilização do público para a conservação dos felinos silvestres na Mata Atlântica. Do encontro entre esses caminhos e do amor pelas montanhas da Serra Geral, surgiu a Felina fábula!

Em 2017, em visita às escolas públicas de Nova Veneza e Siderópolis, a professora Carolina Pizzolo Torquato conheceu o trabalho realizado pelo Instituto Felinos do Aguaí e pela sua coordenadora, a bióloga Micheli Ribeiro Luiz.

Atingidos pelo desmatamento, pela perda de habitat e pela caça predatória, os felinos silvestres se encontram entre as espécies mais ameaçadas do mundo. Na Serra Geral, o gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus), o gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi), o gato-maracajá (Leopardus wiedii), a jaguatirica (Leopardus pardalis) e o leão-baio (Puma concolor) são fundamentais para o equilíbio dos ecossistemas e para a manutenção da Mata Atlântica, da qual dependem as nossas próprias vidas.

Com a sua dedicação à educação ambiental, Micheli ensinou a nossa equipe a pensar nas crianças como esperanças para a conservação dos felinos silvestres e da Mata Atlântica. Desde aquele primeiro encontro, em 2017, Carolina tentou encontrar uma forma de aliar o ensino da língua italiana ao trabalho realizado pelo Instituto Felinos do Aguaí: e o caminho encontrado foi a literatura!

Como toda fábula, o livro é uma alegoria e se inspira numa história real: conta a infância da avó de Carolina, que nasceu na Serra Geral, no território que hoje faz parte da Reserva Biológica Estadual do Aguaí.

O projeto cresceu e ganhou a participação apaixonada de estudantes de italiano da Universidade Federal de Santa Catarina, que viajam com entusiasmo para as escolas públicas levando literatura, arte, conhecimento e sensibilização para o respeito a todas as formas de vida.

Sem apoio financeiro, a nossa equipe é movida pelo amor à educação e à causa socioambiental, criando parcerias e laços afetivos que fazem da Felina fábula não apenas um projeto, mas um propósito de vida.

Vídeo: Instituto Felinos do Aguaí e Reserva São Francisco

Nossa equipe

Carolina Pizzolo Torquato

Publicação

Ricardo Cardoso de Campos

Publicação

Isla Folchini Pereira

Publicação

Marilurdes da Costa Garcia

Publicação

Luiz Sérgio Garcia

Publicação

Ivanete Kichel

Publicação

Andreza Cristina Martins

Publicação

Vera Lúcia Milanese

Publicação

Nazario Fadda

Publicação

Micheli Ribeiro Luiz

Publicação

Gelcy Pizzolo Torquato

Publicação

Bruna Beccari Fernandes

Publicação

Marilene Dandolini Raupp

Publicação

Gislane Cavalcante Nascimento

Publicação

Ana Carmem Alves do Valle

Publicação

Julia Augustyn

Publicação

Patrícia Lima Félix

Publicação

Um projeto do Curso de Letras Italiano da UFSC

Felina fábula é um projeto de pesquisa e de extensão vinculado ao Curso de Letras Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina.

Com o objetivo de criar novos horizontes para as crianças que aprendem italiano em Santa Catarina, o projeto representa uma iniciativa inovadora ao unir o ensino da língua à educação socioambiental.

Felina fábula incentiva a perspectiva interdisciplinar no ensino de italiano, promovendo a colaboração direta entre universidade e escola pública. A cada visita às escolas, a equipe do projeto transmite o prazer da leitura e o desejo de aprender a língua, estimulando reflexões literárias e socioambientais.

Contribua com o projeto comprando o livro e incentivando a leitura das crianças!

Instituições parceiras da Felina fábula:

Instituto Felinos do Aguaí

Publicação

Reserva Biológica Estadual do Aguaí

Publicação

Estúdio Biologique

Publicação

Junte-se ao projeto

Faça parte da Felina fábula e ajude a levar literatura e educação ambiental para mais crianças. Descubra como colaborar e transformar mais vidas!