Quando se aprende uma nova língua é possível reaprender também a atenção aos usos que fazemos da linguagem. Aprender uma outra língua pode significar perceber que uma língua reflete sempre as dinâmicas culturais e as práticas sociais da comunidade em que é falada. Por isso, refletir se o uso que fazemos inclui ou exclui, respeita ou desrespeita, acolhe ou fere alguém ou algum grupo social é parte importante do aprendizado de qualquer língua, inclusive daquela que consideramos língua “materna”. Aprender uma língua é um processo contínuo, assim como desaprender preconceitos linguísticos e sociais.
Para abordar as questões relativas a uma educação que seja trans-inclusiva, o nosso projeto organizou e realizou, em abril de 2023, o encontro “Letras Italiano-UFSC contra a transfobia” para estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina.
O público teve a oportunidade de ouvir as palestras proferidas por Mariana Franco e Melina Martins e, em seguida, de conversar com as duas palestrantes sobre muitas das temáticas que perpassam o uso da linguagem e os direitos humanos.
As fotos do encontro estão disponíveis aqui













