Il genere testuale accademico nel corso di laurea in Italiano

Questo lavoro presenta un’esperienza realizzata nel corso di laurea in Italiano all’Università Federale di Santa Catarina, in cui si è cercato di lavorare sia con il genere testuale accademico, sia con l’italiano contemporaneo e le sue varietà. L’esperienza è raccontata da due diversi punti di vista, quello del docente e quello dell’apprendente, e non ha l’obiettivo di offrire risposte, ma piuttosto di condividere alcune possibilità di lavoro basate su questo genere testuale nell’ambito dell’insegnamento dell’italiano nei corsi di laurea in brasile.

L’articolo, pubblicato dall’Università di San Paolo, è disponibile qui.

Compartilhe este conteúdo

20 ago 2025

Jogos de memória

Foram vários os jogos de memória que produzimos até o momento e entregamos para as escolas de Nova Veneza. Já realizamos jogos de memória: A produção dos jogos incluiu a

Publicação

20 ago 2025

Atividades lúdicas de língua italiana

Além de fazer a contação do livro nas escolas, a nossa equipe elabora materiais didáticos, atividades pedagógicas e jogos para as crianças. Esses quadros com os verbos essere e avere

Publicação

21 jun 2025

O italiano na Educação Básica: diálogos entre escola e universidade

Um professor que se dispõe a viajar mais de 400km para conversar com estudantes só poderia ser um professor muito especial e comprometido com a educação. Pois foi isso que

Publicação

23 maio 2025

O (per)curso de Letras Italiano e perspectivas de trabalho

Quais são as possibilidades de atuar profissionalmente depois da formação em Letras Italiano? A Professora Mellina Silva, egressa da Licenciatura em Letras Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina, compartilhou

Publicação

26 abr 2025

Imparare l’italiano è una favola!

Quem já leu a Felina fábula também pode aprender a língua italiana com a Lilli! Esse material didático de língua italiana é gratuito e foi elaborado para o Ensino Fundamental,

Publicação

18 abr 2025

Felina fábula na Itália

A Felina fábula chega na Itália com a publicação de um capítulo sobre as atividades realizadas pelo nosso projeto nas escolas de Santa Catarina. Clique aqui para saber mais sobre

Publicação

18 abr 2025

Felina fábula: propostas pedagógicas

Professoras e professores que desejam trabalhar em sala de aula com o livro “Felina fábula” encontram neste trabalho muitas propostas pedagógicas para todas as turmas do Ensino Fundamental e para

Publicação

18 abr 2025

Educação linguística decolonial

O livro “Suleando conceitos em linguagens” oferece importantes reflexões sobre diferentes temas que perpassam a linguagem, incluindo as questões que se relacionam a raça, etnia, gênero, sexualidade, religião, classe social

Publicação

18 abr 2025

A língua como patrimônio cultural dos imigrantes e de seus descendentes

Publicado no livro “Origini: recortes da imigração italiana no Sul catarinense”, o capítulo trata da diversidade linguística dos imigrantes italianos que se estabeleceram no Sul de Santa Catarina no final

Publicação

18 abr 2025

O ensino do italiano na universidade brasileira

O capítulo “O ensino do italiano na universidade brasileira: problemas, desafios, perspectivas” aborda o contexto específico do ensino da língua italiana nos cursos de graduação das universidades brasileiras. Publicado no

Publicação

18 abr 2025

O italiano nas escolas de Santa Catarina

A língua italiana é matéria curricular nas escolas públicas de alguns municípios de Santa Catarina. Nesse artigo publicado pela Revista de Italianística, da USP, são discutidas questões relevantes sobre o

Publicação

18 abr 2025

Le varietà del repertorio linguistico e l’insegnamento dell’italiano come lingua straniera

O artigo publicado na Revista de Italianística aborda a diversidade linguística na Itália contemporânea e as questões relativas ao ensino da língua. O italiano apresenta uma ampla gama de variação

Publicação